As últimas semanas tem sido bastante movimentadas na cena canábica canadense, especialmente na cidade de Montreal, onde foram abertas cerca de oito lojas da marca Cannabis Culture. A iniciativa gerou reação tanto positiva quanto negativa, e acabou com a prisão de Marc Emery e Jodie Emery, donos da companhia.

A reação da polícia e das autoridades de Montreal contrastam com o cenário favorável que o país apresenta para a cannabis no ano que vem. O primeiro ministro Justin Trudeau já indicou que deverá agir no sentido de legalizar a cannabis no primeiro semestre de 2017. Enquanto isso não ocorre, as autoridades continuam lidando com os estabelecimentos de forma rigorosa, porém, nos termos da lei.

Outro ponto importante a se levantar no debate da legalização canadense é o poder de gangues e grupos criminosos que detém mais de 90% do comércio paralelo do estado de Quebec, o que significaria que a legalização não seria tão eficaz a ponto de retirar o poder e a influência desses grupos na população, como mostra o vídeo divulgado pela Vice, nesse mês.

Do outro lado da moeda, está uma espécie de “green rush”, ou uma corrida competitiva promovida por empresários e empreendedores que visam investir no Canadá. A Canopy Growth, por exemplo, é uma das principais empresas do ramo canábico no Canadá e ja estão abriu capital e vem investindo em cultivo e dispensários.

O panorama aparentemente confuso do país norte-americano ainda levará tempo para se tornar mais assertivo quanto ao rumo do mercado. Apesar do ponto de partida ser a legalização plena, a largada já foi dada pelos ganjapreneurs, o que cria um cenário contraditório nos termos da lei, mas na prática, a população já está tendo mais acesso do que nunca à cannabis, resta então, regulamentar e responsabilizar o consumo.

Fontes:http://herb.co/2016/12/23/montreal-dispensaries-free-weed/

https://www.youtube.com/watch?v=x0Dq1QfVC00

http://www.thecannabist.co/2016/12/19/canada-marijuana-sales-prince-of-pot-marc-emery-arrested-montreal/69664/

Imagens: Huffington Post; Cannabis Culture

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.