O departamento de saúde pública do estado do Colorado vem implementando desde a regulamentação da cannabis, em 2012, uma campanha de saúde pública sobre a conscientização do uso da maconha. A campanha Good To Know foca em informar seus cidadãos, com videos, propagandas e anúncios em dispensários espalhados pelo estado, tendo como objetivo a elucidação do usuário sobre o que ele está consumindo, e qual a maneira mais segura de fazê-lo.

Além disso, a campanha esclarece quaisquer pontos que não estejam ainda muito claros em relação à erva, como por exemplo, locais próprios para consumo, idade mínima bem como campanha de prevenção de direção sob influência de cannabis. A iniciativa parte do governo do estado e conta com a participação pública para o compartilhamento das informações.

Outro foco da campanha é a conscientização de jovens e adolescentes sobre os riscos do consumo precoce da maconha, o que vem gerando resultados positivos já que o número de usuários jovens não aumentou desde a legalização, pelo contrário, a média de jovens do Colorado que usam maconha é menor do que a média nacional, contradizendo um dos principais argumentos dos opositores da cannabis, o de que a legalização aumentaria o número de usuários.

A campanha é um ótimo exemplo de como a legalização pode trazer muito mais benefícios à sociedade do que a proibição. Uma vez regulamentada, cria-se em torno da droga todo um aparato estatal e de cunho popular que assegura proteção e conscientização aos usuários e demais cidadãos, além de garantir meios de produção e de acesso à cannabis muito mais seguros, gerando renda que depois será revertidaa aos próprios cidadões, um cenário que infelizmente ainda está longe de acontecer no Brasil.

Fontes: https://www.scientificamerican.com/article/colorado-s-teen-marijuana-usage-dips-after-legalization/

https://goodtoknowcolorado.com/resources

Imagens: goodtoknowcolorado.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.