Desde muito tempo atrás, o uso da cannabis já era feito com diversas finalidades. O cânhamo, por exemplo, conhecido cientificamente como Cannabis ruderalis, é uma planta originária da Ásia, que atualmente já é cultivada em quase todo o mundo, e sua fibra é reconhecida como uma das mais importantes do universo têxtil. 

Historicamente, os fenícios usavam o tecido feito das fibras do cânhamo para cobrir as velas, e os europeus, utilizavam em cabos e panos de velas. As telas das pinturas de grandes artistas, como Rembrandt e Van Gogh, também eram feitas de lona de cânhamo, que também pode produzir óleos, ceras, tecidos, lonas, cordas, papel, além de essências e resinas.

Matéria-prima da maioria dos uniformes militares americanos, foi um importante recurso na Segunda Guerra Mundial. Ou seja, historicamente, o cânhamo é um dos maiores exemplos da versatilidade canábica e da variedade de usos dessa fibra tão representativa. 

Os fatores históricos comprovam a variedade de usos desse artigo, Já a durabilidade do tecido, coloca o produto originário da cannabis como insumo extremamente significativo para a indústria têxtil, já que a fibra do cânhamo é cinco vezes mais resistente que o algodão, e sua porosidade garante maior absorção no tingimento das peças. O resultado é um tecido respirável, adequado para climas quentes e frios, e ainda, apresenta-se com alto potencial de resistência aos raios ultravioleta.

Já o óleo de semente de cânhamo, é muito popular na composição de cremes hidratantes, xampus naturais e esfoliantes. Já na alimentação, pode ser utilizado em diversos pratos, por possuir altos níveis de nutrientes, especialmente ômega 3 e diversas proteínas. O consumo da semente da planta pode ser utilizado ainda, como complemento alimentar em sobremesas, iogurtes, sopas e vitaminas.

Agora que você já conhece algumas das propriedades do cânhamo, que tal exercitar sua responsabilidade para o desenvolvimento de um mundo melhor, ao optar por produtos de origem natural, como o cânhamo por exemplo?

Afinal, fibras sintéticas não são biodegradáveis e geram grande impacto ambiental no mundo todo, e nossa parte pode ser praticada com pequenas ações de grande importância.

O mundo agradece e o futuro também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.