Em fevereiro deste ano, ao participar do podcast “All the Smoke”, o astro do Brooklyn Nets, Kevin Durant, se manifestou sobre o uso de maconha entre jogadores da NBA. Para ele, que também investe no ramo, o posicionamento dos dirigentes é “ultrapassado”.  

Quando o jogador defendeu que o uso de maconha não fosse mais considerado doping pela liga profissional, não fazia ideia do ano singular que estava por vir. Afirmar que Durant influenciou a ideia do reposicionamento da NBA quanto a maconha não seria correto. Porém, influência ou não do atleta, a decisão chegou à principal liga de basquete profissional do mundo, que anunciou no início de dezembro que os jogadores não serão testados quanto ao uso de maconha na temporada 2020/2021.

A retirada da cannabis da lista de substâncias proibidas apontadas em exames antidoping realizados nos atletas, passa a valer na volta dos jogos de basquete nos EUA, estimada para acontecer em julho de 2021, e acompanha a decisão adotada pela WADA, Agência Mundial Antidopagem.

O comissário da NBA, Adam Silver, não descartou a adoção de novas políticas para os testes de maconha, mas disse que a liga deve proceder com cuidado, para não enviar uma mensagem errada aos jovens, além de expressar apoio para explorar o potencial médico da cannabis.

A decisão da NBA, a une à NFL, liga de futebol americano e a MLB, liga de beisebol dos EUA, que já haviam retirado a maconha de suas listas de substâncias proibidas. Para as três ligas, o uso da maconha passa a ser tratado de forma similar ao uso de álcool, como questão social, e não de maneira punitiva. 

Paralisados por conta do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o mês de dezembro marcou o início da fase de treinamento das equipes, que consequentemente foram forçados a adaptar a rotina de treinamentos.

Num primeiro momento, os jogadores puderam treinar individualmente, em função dos cuidados adotados para conter a pandemia. Já os treinos em grupo começarão no dia 06 deste mês, os primeiros jogos da pré-temporada no dia 11, e a última rodada ontem, dia 19 de dezembro.

A temporada regular da NBA começa na próxima terça, dia 22 de dezembro, e terá 72 jogos por equipe, 10 jogos a menos do que na programação normal. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.