Enquanto diversos países avançam, a legalização da maconha no Brasil parece estar estagnada. Por outro lado, o mercado de head shops e tabacarias no Brasil continua crescendo, apesar de seus desafios.

Mercado crescente

A maconha é ilegal em território brasileiro, mas o consumo sempre aconteceu. No passado, perante à legislação mais rígida e o medo que existia na população em se assumir consumidor de maconha, tabacarias e head shops se escondiam. Hoje, esses business ”pipocam” por todo o país, fazendo o mercado auxiliar da cannabis crescer e prosperar, enquanto se espera a legalização da erva.

Algumas tabacarias também apontam que esse crescimento pode ser visto como um reflexo da transição de fumantes de cigarro por ”coisas mais naturais”. De fato, a maior porcentagem das gerações atuais preferem fumar erva e até mesmo tabaco, do que cigarro. 

Isso pode ser visto como um resultado das políticas antitabagistas disseminadas no Brasil na década de 1990, mas que trouxeram algumas consequências em termos de publicidade para tabacarias e head shops.

Tabacaria x head shops

Apesar de venderem produtos destinados ao fumo e enfrentarem os mesmos desafios frente à ilegalidade da cannabis no Brasil, tabacaria e head shop não são a mesma coisa. 

As tabacarias, além dos apetrechos canábicos, como tabaco, seda, dichavador, piteira, também têm nas suas vitrines cigarros, canivetes, charutos e até mesmo objetos para presente.  

As head shops são focadas nos produtos para fazer a cabeça: sedas, dichavadores, bongs, pipes de diversas marcas, cores, tipos. Além de vender produtos diferentes, as head shops também costumam ter uma cara mais moderna que as tabacarias.

Desafios

A lei brasileira não prevê a criminalização de acessórios ou produtos relacionados ao consumo de cannabis, mas ainda há certa inibição ao mercado, mesmo que realizado licitamente.

Tabacarias e head shops podem ter diferença no modelo de negócios, mas ambos enfrentam certa dificuldade em fazer publicidade tradicional. Na Constituição Federal ”é vedada, em todo o território nacional, a propaganda comercial de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, com exceção apenas da exposição dos referidos produtos nos locais de vendas” (Lei 9.294/1996), a propaganda deve se ajustar a diversos princípios dispostos em Lei.  

Além dessa limitação, divulgar (ou até mesmo comercializar) produtos com imagens de cannabis, dependendo do caso, pode ser considerado apologia às drogas, o que leva a sanções e penalidade frente à legislação. 

Pensando nos serviços de delivery, adotado por diversos negócios com a pandemia, os aplicativos tradicionais e mais conhecidos de entrega apresentam limitações para o delivery de tabacarias e head shops.

Hoje, esses business recorrem à internet para divulgar seus produtos, onde esse tipo de publicidade é permitida, e para disponibilizar a entrega. Sites e redes sociais se apresentam como os melhores aliados, atualmente, mas, na maioria das vezes, é preciso muita estratégia para fazer seu negócio ser encontrado e ficar conhecido nas mídias online. 

Solução de mercado

Enquanto a maconha não é legalizada no Brasil, estar dentro do ”business canábico” pode não ser sempre uma tarefa fácil. 

Assim, com o objetivo de fortalecer o ecossistema do empreendedorismo canábico que existe no país, o Who is Happy oferece soluções tanto para consumidores, quanto para tabacarias, head shops e até mesmo clínicas de cannabis no Brasil. Com a possibilidade desses business estarem listados na plataforma, a publicidade fica mais fácil e centralizada. 

Quando o consumidor busca algum estabelecimento, pode encontrar de maneira prática a tabacaria ou head shop mais próxima de sua localização, sendo uma excelente solução para usuários e para os negócios, que poderão ser localizados facilmente e terão a possibilidade de fazer sua publicidade legalmente na plataforma do Who is Happy. 

Em breve, o Who is Happy terá novas funcionalidades disponíveis! Fique ligado nas redes sociais e baixe o aplicativo para acompanhar as novidades (disponível para iOS e Android).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.