Se engana quem acha que o mundo da moda não acompanha as tendências do ”mundo verde”. Prova disso são os lançamentos da Adidas, que anunciou nova linha de produtos com pegada sustentável a partir de materiais não convencionais.

A gigante da moda street wear tem buscado meios sustentáveis para fabricação de alguns produtos e a novidade mais recente são os tênis produzidos a partir de matérias-primas não tão tradicionais.

Tênis Plant-based

Como parte de uma iniciativa de sustentabilidade para 2021, a Adidas anunciou que lançará uma linha de calçados plant-based feitos a partir de couro de cogumelo.

Em comunicado, a empresa afirmou que está desenvolvendo um novo material, chamado de Mylo, feito com o micélio, que é uma parte da estrutura dos fungos.

A alternativa de couro puramente ecológico é produzida pela startup norte-americana de biotecnologia Bolt Threads, que garante um produto de material macio, flexível e menos prejudicial ao planeta, sendo uma alternativa sustentável ao couro tradicional. A fabricação deste tipo de couro vegano em larga escala tende a baratear a produção, tornando-se cada vez mais popular.

Esforços sustentáveis

Este não foi o único anúncio da empresa alemã de itens esportivos com relação à sustentabilidade. Neste ano, pela primeira vez, mais de 60% de todos os produtos da Adidas serão feitos de materiais sustentáveis, como confecções em poliéster reciclado ou algodão sustentável.

Junto de seus fornecedores, a Adidas trabalha para que os materiais reciclados sejam produzidos e distribuídos em grande escala.

No ano passado, alguns modelos clássicos de calçados foram repaginados em modelos veganos. Exemplo disso, é a linha campeã de vendas Stan Smith, que utiliza materiais alternativos reciclados para produção.

Cannabis na moda

O cânhamo inova mais uma vez o mercado da moda, suas possibilidades de uso são inúmeras. Desde os anos 90, alguns produtos já eram produzidos a partir da fibra de cânhamo.

O Adidas Hemp e o Adidas Happy 420 são prova disso. E esses modelos de tênis ecológicos trazem em sua composição, além do tecido de cânhamo, a palmilha de cortiça.

Já deu pra perceber que a revolução ecológica está conquistando o mercado da moda, bem como traz grandes alternativas para consumos conscientes. Cabe a nós escolher de que lado vamos ficar. Afinal, o futuro precisa da nossa consciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.