A High Times Cannabis Cup (Copa Cannabis) é a maior competição de maconha e produtos canábicos do mundo.
O evento foi criado pela revista High Times, em 1988, cuja primeira edição aconteceu em Amsterdam. Até o início da década de 1990, a Cannabis Cup era considerada um evento underground, que só podia acontecer em Amsterdam, onde a venda e consumo de cannabis era legalizado.
Com a legalização da cannabis medicinal na Califórnia, em 1996, Oregon, Washington e Maine, no final da década de 1990, a Cannabis Cup começou a promover as primeiras competições nos Estados Unidos, focadas exclusivamente em produtos com cannabis medicinal.
A Cannabis Cup sempre acompanhou as mudanças em relação à legalização da cannabis para fins medicinais e recreativos. E, hoje, a competição acontece em diferentes estados norte-americanos, anualmente, com uma imensa variedade de produtos. O evento principal, entretanto, é a Cannabis World Cup (Copa Mundial da Cannabis), que acontece todo ano no lugar onde tudo teve início: Amsterdam.
O campeonato, tanto regional, quanto o mundial, recebe inscrições de marcas e produtos qualificados. Especialistas da área experimentam as strains e produtos cegamente, e escolhem três dos melhores por categoria. A partir da classificação dos juízes, é realizado um pódio para cada categoria. O primeiro lugar de cada ganha o troféu ”Cannabis Cup”.

As categorias variam em cada evento, mas incluem strains, edibles, pre-rolls, produtos para pet, tinturas, produtos tópicos, coffeeshops, e por aí vai.
Alguns juízes famosos já participaram do campeonato, escolhendo os melhores produtos de cada categoria, como Tommy Chong, Snoop Dogg, Patti Smith, Wiz Khalifa, Damian Marley, Kid Cudi, e Rita Marley, para citar apenas alguns.
O maior objetivo da Cannabis Cup é promover conhecimento sobre tudo que está acontecendo no universo da cannabis, permitir que diferentes marcas apresentem seus produtos para o mundo, unir entusiastas da cannabis e o mais importante: combater o estigma, abrindo a mente de milhares de pessoas, e incentivar a legalização.
Muitos produtos, strains e marcas de cannabis se tornam conhecidas exatamente por terem estado no pódio da Cannabis Cup.
Últimas edições
Estados norte-americanos que já possuem legislação em relação ao uso adulto da cannabis costumam sediar os eventos regionais. E a Copa Mundial sempre acontece em Amsterdam, como mencionado. 2018 foi a última edição da Cannabis World Cup, que está com previsão para voltar, presencialmente, em 2022.
Por conta da pandemia, as últimas competições aconteceram virtualmente, e os campeões do evento foram definidos por escolha popular.
Este ano, as seguintes edições aconteceram de maneira virtual: ”Hemp Cup”, ”Cannabis Cup: Michigan”, ”Cannabis Cup Arizona”.
Os próximos eventos são: Cannabis Cup NorCal (da região norte da Califórnia); de Oklahoma; Illinois; Massachusetts; Nevada.
Conheça as strains vencedoras do último evento (Cannabis Cup Arizona 2021), por categoria:
Indicas
1º Lugar: Kryptochronic
2º lugar: Modified Banana
3º lugar: Ice Cream Cake
Kryptochronic por @alienlabs Modified Banana por @goshangocannabis x #TrueHarvestCo Ice Cream Cake por @aerizusa
Sativas
1º lugar: Melonade
2º lugar: Anslinger’s Demise
3º lugar: Jenny Kush
Melonade por @alienlabs Anslinger’s Demise por @goshangocannabis x #TrueHarvestCo Jenny Kush por @aerizusa
Híbridas
1º lugar: Gushers
2º lugar: Alien Cookies
3º lugar: Mac 1
Gushers por @connected.california Alien Cookies por @goshangocannabis x #TrueHarvestCo Mac 1 por @aerizusa
Essa última competição ainda contou com as categorias ”Pre-Rolls”; ”Concentrados”; ”Vapes”; ”Edibles: Gummies” e ”Edibles: não gummies”. Confira todos os vencedores: