Já é sabido que a cannabis apresenta inúmeros benefícios para a saúde, e agora suas sementes têm se destacado na alimentação, sendo uma ótima aliada à dieta.

Benefícios

É importante destacar que as sementes da planta cannabis podem ter propriedades diferentes, dependendo da maneira como foi cultivada. O cânhamo é a planta Cannabis Sativa L. cultivada com foco no aproveitamento de suas fibras e sementes, e deve ter concentração de THC menor do que 0,3%. 

(Imagem: reprodução Leafly)

As sementes do cânhamo (hemp seeds) são ricas em nutrientes, como ômegas 3 e 6, vitaminas, sais minerais, e contém os 9 aminoácidos essenciais. Também são fontes de proteína vegetal de ótima qualidade, sendo uma excelente alternativa para vegetarianos. 30 gramas de semente de cânhamo (3 colheres de sopa) apresentam 9,5 gramas de proteína, aproximadamente, o que é bastante, considerando que a maioria dos alimentos plant-based não possuem tantas proteínas. 

Com todas essas propriedades nutricionais, as hemp seeds proporcionam vários benefícios para a saúde através da alimentação: redução do colesterol, ação anti-inflamatória, diminuição da pressão arterial, melhora na saúde do coração, contribuição para a formação e manutenção da massa muscular, saúde do cabelo, da pele, das unhas e saúde óssea, e ação anti-inflamatória. 

(Imagem: À esquerda: semente de cânhamo inteira, à esquerda: semente de cânhamo descascada. | Reprodução Z-Company).

Não é à toa que as sementes de cânhamo já faziam parte da alimentação de civilizações antigas. Atualmente, as hemp seeds já são consideradas o alimento funcional do momento. 

Além de todos os benefícios mencionados, uma das contribuições para a dieta que mais chama a atenção é a capacidade de saciar a fome

Por apresentar alto teor de fibras, que induzem a saciedade precoce, as hemp seeds também equilibram a função intestinal, estimulando um detox natural. 

Como consumir

Esse superalimento já é aplicado em diversas produtos: já existe leite de cânhamo, suplementos nutricionais com cânhamo, cápsulas para complementar a alimentação, granolas, chocolates fit, manteiga vegana, mel, e também produtos faciais, corporais e capilares. 

As sementes de cânhamo também podem ser consumidas cruas, tostadas ou germinadas, sendo versáteis para serem incorporadas em receitas variadas, desde saladas e pratos salgados até sobremesas e bebidas. O sabor das hemp seeds é suave, próximo ao das sementes de girassol, avelã e nozes. 

Apenas um detalhe sobre o consumo: não é interessante cozinhar elas ao fogo ou forno, pois seus ácidos graxos tem grande instabilidade à altas temperaturas, podendo formar produtos tóxicos.

É possível encontrar no Brasil?

Como a planta Cannabis Sativa não pode ser cultivada no país, a semente tem que ser importada e, apesar de existirem produtos nacionais com as hemp seeds, o valor é caro, exatamente porque as sementes não podem ser produzidas aqui para comercialização. 

Mas, em algumas lojas físicas, mercados municipais e, claro, em e-commerces você consegue comprar as sementes de cânhamo orgânicas, cruas ou produtos feitos com tais sementes. 

Em países onde a cannabis é legalizada, é possível comprar direto no supermercado. Com a possível legalização no Brasil, o cultivo do cânhamo poderá ser feito no país, então o acesso às hemp seeds será mais fácil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.