O Instagram do Ganja Talks foi desativado semana passada, o que causou um grande transtorno. No momento, estamos precisando rever nossa estratégia e modelo de negócio.

A verdade é que não tenho como ir contra os termos de uso do Instagram e falar que existe uma censura do conteúdo relacionado à cannabis. Quando falamos sobre business online, precisamos ter um entendimento do todo, e não somente tirar uma parcela do problema e julgar em cima disso.  

Por falta de uma legalização nos diversos países, as plataformas sociais acabam servindo como suporte à venda de cannabis ilegal, e isso tem causado diversos problemas para as redes sociais, que estão trabalhando para banir esse conteúdo, porém muitas vezes esbarra em empresas que estão agindo legalmente, como é o caso do Ganja Talks, que busca disseminar informação sobre o tema.

Os algoritmos estão sendo calibrados para reconhecer contas que tem uma relação com esse conteúdo e suspender essas atividades, sem antes ter um entendimento do posicionamento de cada projeto, o que causa um transtorno muito grande para diversos empreendedores.

Acredito ser difícil falar sobre censura de uma empresa privada, pois olhando de uma maneira mais macro, conseguimos entender uma complexidade de decisões de diversos acionistas, sem muito interesse em ter problemas com algum órgão governamental, fazendo análises sobre seus modelos de negócios. Quando falamos dessas empresas gigantes das comunicações, estamos falando de investimentos de bilhões, e qualquer problema público pode acarretar em queda de valuation e prejuízo para os mesmo acionistas que são parte das diversas decisões.

A verdade é que a cannabis hoje não apresenta grande parcela do conteúdo e muito menos representa importância comparada com outros nichos de mercado, quando comparamos com fashion, esporte e etc…

Sei que isso causa grande frustração para todos que estamos buscando trabalhar e fazer parte desse mercado de maneira profissional, mas quando escolhemos trabalhar com cannabis, precisamos estar cientes dos problemas que podemos enfrentar e descobrir alternativas para enfrentar restrições que a realidade impõe.

Esse é um momento muito difícil para nós como empresa, mas traz a possibilidade de diversificar nossos meios de comunicação e mudança no nosso modelo de negócio. Resumindo, o mercado da cannabis é dinâmico e muda a toda hora, estar preparado para essas mudanças é um dos principais pontos para quem quer ter sucesso nesse mercado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.