Um novo ingrediente que tem ganhado os rótulos das cervejas é o terpeno.
Na verdade, o lúpulo, ingrediente principal da cerveja, possui terpenos, mas adicionar terpenóides diferentes à bebida é o novo hype, e dá um boost nas qualidades do lúpulo.

O lúpulo utilizado na fabricação da cerveja, humulus lupulus, é da mesma família botânica de plantas com flor da cannabis, chamada Cannabaceae. Portanto, o lúpulo e a maconha são considerados ”primos”.
Mestres cervejeiros têm adicionado os terpenos encontrados na flor da cannabis no processo de fabricação da cerveja, potencializando o sabor e aroma, e criando cervejas ainda mais exclusivas e marcantes.
Confira 7 cervejas nacionais terpenadas, que unem o melhor dos dois mundos, para você degustar:
1. Mun Rá (Cervejaria Mito)
Esse rótulo surgiu de uma collab com o Molusco, criador do canal Mundo Molusco e dos Moluscontos, publicados pela MolusComix.
A Mun Rá é uma Bohemian Pilsner com adição de terpenos, uma cerveja amarga, com aroma floral e resinoso.
2. Magic Cake (Cervejaria Mindubier)
Diretamente de Salvador, essa Russian Imperial Stout inclui os terpenos 24k e Berry Gelato. A combinação garante uma cerveja com sabor de chocolate amargo com toque cítrico.

3. JAMMING NE (Cervejaria Odisséia)
A Jamming NE é de uma série experimental chamada ”Terpeno Lines”, criada pela Cervejaria Odisséia, de Rio Preto (SP).
Essa cerveja é uma New England India Pale Ale (IPA) e apresenta uma mistura patenteada de 5 Lúpulos +Amora +Terpeno Greencrack. A combinação garante sabores e aromas únicos, com um leve amargor.

4. Everbrew Maine Berry Gelato (Everbrew)
A Everbrew Maine Berry Gelato é uma India Pale Ale feita com o terpeno Berry Gelato. A cervejaria Everbrew é de Santos e desenvolveu esse rótulo criando uma cerveja com características de frutas tropicais e baunilha, que complementam a potência do lúpulo.

5. Blueberry Kush (Koala San Brew)
A Koala San Brew, de Nova Lima (MG), criou uma linha de cervejas terpenadas em parceria com Cerveja Lift e Alvaro Mafras.
The Terpene Chronics é uma série de receitas com lúpulos e terpenos para recriar aroma de strains aromáticos.
O primeiro rótulo da série é a Blueberry Kush, uma cerveja tipo Hazy Double IPA, feita com com perfil de Blueberry, pinho, dank, doce, berries em geral, e condimento leve.

6. Six Rivers Forest (Octopus)
A Octopus, de Niterói, elaborou esta Double IPA com perfil herbal e resinoso intenso, acompanhado por aromas de frutas amarelas, que remetem a espécies de cannabis da Califórnia.

7. Hophood (UX Brew)
A Hophood é uma cerveja que conta com os terpenos Citrus e Mango. A UX Brew, de Itupeva, incorporou esses compostos cítricos na New England India Pale, criando uma combinação encorpada e refrescante.