Não é sempre que dá para escolher o tipo de cultivo, principalmente no Brasil, onde lidamos com o proibicionismo e, na maioria das vezes, a decisão fica por plantar dentro de casa, para não ficar visível. 

Porém, vale aprender as diferenças do cultivo outdoor e indoor, para entender como cada um influencia no produto final, e para quem tem o privilégio da escolha. 

Assim, preparamos algumas informações sobre cada tipo de cultivo. 

Indoor

A maioria das pessoas optam pelo indoor porque é possível ter mais controle sobre o cultivo. 

Ao montar seu grow dentro de um lugar fechado, você consegue controlar todo o ambiente que suas plantas vão crescer: temperatura, fonte de luz, umidade, sem se preocupar ou depender de fatores externos, naturais do meio-ambiente. 

Tipicamente, os buds que crescem indoor tendem a ter uma aparência mais bonita e aromas mais fortes. 

Outra diferença é que as plantas do indoor costumam ficar menores do que as cultivadas no outdoor. Mas, plantas mais curtas podem produzir mais flores, porque as plantas maiores acabam gastando mais energia produzindo galhos e folhas. 

Uma das grandes desvantagens do cultivo indoor são os custos. Criar o ambiente ideal para sua planta crescer envolve bastante investimento: estrutura, luz (e energia elétrica), materiais para controlar umidade e temperatura, e por aí vai. 

(Imagem: cultivo da Dragonfly Earth Medicine)

Outdoor

Se você tiver a possibilidade de cultivar no seu jardim/quintal (ou até mesmo sacada, desde que tenha sol), com certeza os custos serão menores.

A luz natural, terra do jardim e algumas sementes podem ser suficientes para crescer vários pés de maconha.

Mais uma grande vantagem é que nenhuma lâmpada substitui o espectro da luz solar. 

Apesar dessas vantagens fornecidas pela natureza, seu cultivo estará exposto a riscos naturais, como condições climáticas adversas e algumas pragas, por exemplo. Sem contar que será completamente influenciado pelo ambiente externo onde está crescendo: altitude, temperatura, falta de incidência de luz vão influenciar sobre sua planta e você não terá muito controle sobre isso.

Apesar do bud outdoor não parecer tão bonito quanto o cultivado indoor, há quem diga que o sabor e efeitos destes são melhores.

A verdade é que a maconha está acostumada a crescer na natureza, portanto, o cultivo no meio-ambiente tem suas vantagens. 

É claro que o indoor também é uma excelente opção dependendo do que você espera do produto final, e dependendo das circunstâncias (não vá plantar em um local muito visível da sua casa, vivendo no Brasil). 

(Imagem: cultivo da Dragonfly Earth Medicine)

O melhor dos dois mundos

Alguns especialistas resolveram juntar as vantagens dos dois tipos de plantio, criando cultivos híbridos. 

Em países onde a maconha já é legalizada, growers optam por realizar a fase vegetativa indoor, e a fase de flora outdoor, para aproveitar o espectro solar. 

A luz controlada do indoor faz com que a fase vegetativa dure mais, garantindo que as plantas ganhem mais massa. E você consegue manter a constância do cultivo no indoor, sem depender das condições ambientais normais. 

Porém, é inegável que a natureza contribui para o bom florescimento das plantas: a radiação solar estimula a produção de canabinóides, fazendo com que as flores tenham níveis de THC ou CBD mais altos, por exemplo. 

Como há muita incidência solar no Brasil, por exemplo, a fase de flora no outdoor sempre vai garantir uma boa colheita!

(Imagem: cultivo da Dragonfly Earth Medicine)

Resumindo, ambos os cultivos têm vantagens e desvantagens, cabe a você decidir qual faz mais sentido para o seu caso. 

Mas, independente do cultivo que você escolher, existem algumas técnicas-chave para garantir um excelente plantio e colheita.

Quer ficar por dentro de todas essas técnicas e ainda aprender dicas valiosas? 

No curso ‘Cultivo Orgânico‘, do Ganja Talks University, o pessoal da Dragonfly Earth Medicine, especialistas há mais de 20 anos em cultivo de maconha, ensinam tudo sobre a arte de plantar. Aprenda com quem é referência no assunto e ainda ganhe certificado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.