À medida que a indústria da cannabis cresce, aumenta também a necessidade de [email protected] experientes em negócios.

Essa demanda levou a um afluxo de executivos de outras áreas para o espaço canábico, apesar disso, falta inclusão e diversidade em cargos de liderança nesse espaço.

(Imagem: reprodução Globe and Mail)

A maioria na indústria da cannabis observa que a mudança é uma resposta provável a um espaço nascente. 

No entanto, como análises recentes revelaram, as lacunas de gênero e diversidade persistem no topo das empresas de cannabis. 

Ao mesmo tempo, por haver esse reconhecimento ”precoce”, já existe um esforço para mudar isso. Um exemplo são as novas políticas de legalização que têm criado programas de equidade social e de incentivo para preencher essas lacunas e tornar a indústria mais inclusiva. 

Por que executivos de outras áreas são relevantes para a indústria canábica?

Inúmeras empresas de cannabis continuam sem a experiência necessária de diretoria para levar uma startup a um estágio maior.

Essa falta de habilidades levou à demanda por talentos externos da indústria nos últimos anos. A tendência continua hoje, à medida que mais empresas se conectam.

Nichole McIntyre, vice-presidente de recursos humanos da Urban-gro, disse ao Benzinga que trazer a liderança de outros setores é útil para o crescimento das empresas.

“A indústria está passando por um período de transformação, no qual operações, gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos e disciplina financeira estão se tornando imperativos no conjunto de habilidades dos executivos que lideram as empresas de cannabis”, comenta o CEO da Flora Growth Corp. 

(Imagem: reprodução Safety+Health Magazine)

O influxo de liderança externa é estimulado pelo apelo inovador e estimulante da indústria canábica. 

Transições como mudanças no uso do tabaco, diminuição do consumo de álcool entre os mais jovens e uma indústria farmacêutica em evolução, fazem com que executivos dessas indústrias prestem atenção ao mercado crescente e promissor da maconha, mirando nas oportunidades que essa indústria está oferecendo. 

Falta inclusão

Algumas melhorias foram feitas desde que a indústria começou a tomar forma. 

No entanto, vários relatórios recentes revelam que a inclusão poderia ser melhorada na indústria da cannabis, principalmente em cargos mais altos (gerentes, supervisores, diretores, presidentes e conselheiros). 

O relatório Mulheres e Minorias na Indústria da Cannabis do Marijuana Business Daily disse que a diversidade racial e de gênero é defasada no mercado canábico, assim como o rastreamento de dados. 

“Iniciativas de equidade social e legalização da cannabis estão agora interligadas, mas ainda não há solução mágica para melhorar o cenário”, diz o relatório. 

Outro estudo da ArcView Group sobre representatividade em cargos de alto escalão, observou uma falta de inclusão no topo, deixando o problema se espalhar por toda a empresa.

Mais um relatório publicado pelo Business Insider apontou que os homens brancos representavam 70% dos principais executivos nas 14 empresas líderes do setor. Indivíduos negros representavam apenas 7% da liderança de nível superior, mulheres 22% (sendo que a maioria, brancas). 

A maioria dos entrevistados sentiu que mais poderia ser feito para alcançar níveis adequados de inclusão na indústria canábica.

McIntyre, do RH da urban-gro, concorda que é necessária mais diversidade na cannabis, mas disse que a melhoria está em andamento. “Muitas empresas de cannabis estão começando a concentrar seus esforços na diversidade, equidade e inclusão em sua cultura corporativa e equipe executiva”, comenta.

Ainda há muito trabalho a ser feito em relação à diversidade, mas por ser uma indústria nascente, existe mais espaço para a mudança. 

(Imagem: reprodução Weedmaps)

Se quiser ficar por dentro da indústria canábica, confira o curso ”Empreendedorismo canábico” e ”Como trabalhar no mercado da cannabis”, do Ganja Talks University!

Fonte: Benzinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.