Já sabemos que a cannabis é uma das plantas mais versáteis que existe, possuindo milhares de aplicações, mas você já pensou em dormir em um colchão feito de maconha?

(Imagem: reprodução Cannabis Now)

O cânhamo chegou até os colchões e diversas empresas já utilizam a planta, no lugar do tradicional algodão, para fabricar as peças.

Vantagens do colchão de cânhamo

O cânhamo cresce bem em qualquer clima; requer poucos herbicidas, pesticidas e fungicidas no cultivo e utiliza uma menor quantidade de água do que o algodão.

Além dos benefícios ligados à sustentabilidade, o cânhamo como tecido é muito mais resistente e durável do que outros materiais usados ​​na fabricação de colchões.

O cânhamo é três vezes mais forte que o algodão e duas vezes mais resistente à abrasão, o que o torna um material excelente para colchões, que sofrem com desgaste natural com o tempo de uso. 

Além disso, o cânhamo é naturalmente resistente a mofo e bolor, o que torna este colchão uma ótima escolha para climas úmidos.

A natureza antimicrobiana e de absorção de umidade do cânhamo torna-o uma boa escolha para produzir colchões, e a respirabilidade do cânhamo também significa que ele atua como um isolante em climas mais frios e não esquenta tanto no verão, permitindo que você durma confortavelmente em qualquer estação.

(Imagem: reprodução Dezeen)

Opções no mercado

Onde a cannabis já é legalizada, colchões feitos de cânhamo são realidade.

Um exemplo é a empresa Earthsake, que desenvolveu um colchão feito com as fibras da planta Cannabis Sativa L. 

O colchão de cânhamo da Earthsake é feito com ou sem lã, porém ambas as opções não fazem uso de algodão. A opção sem lã, feita para @s [email protected], usa cânhamo tufado.  

O cânhamo utilizado pela Earthsake é puro, ou seja, não leva alvejantes, tinturas ou outros tratamentos não naturais. 

O interior do colchão de cânhamo vegano é coberto com enchimento de cânhamo e um pó de sódio branco não tóxico (semelhante ao bicarbonato de sódio e com menos de 1/10 de 1%) para torná-lo retardante de fogo. 

Isso mesmo, você pode fumar um baseado tranquilo no seu colchão que ele vai ser mais resistente ao fogo caso caia uma brasa. 

No parte externa, o colchão tem uma capa de tecido feita com cânhamo. 

Segundo a empresa, ”com 100% de cânhamo por dentro e por fora, nossos colchões são mais densos e sólidos do que outros colchões de molas internas e estão disponíveis em três níveis de firmeza. Construído com uma mola interna resistente que utiliza diferentes medidores de bobina para dar a seu corpo o equilíbrio e suporte adequados”. 

(Imagem: reprodução Earthsake)

A favor da natureza

Se você quiser dormir tranquilo e sem peso na consciência, saiba que a empresa só utiliza cânhamo de cultivos 100% sustentáveis e você pode escolher a opção vegana sem lã. 

A Earthsake busca desenvolver produtos de luxo mas que respeitem a Terra e seus recursos, portanto, todos os produtos são feitos com matéria-prima orgânica, pura e de fontes locais e próximas a sua produção, na Califórnia. 

Até mesmo o algodão utilizado em alguns produtos possui certificação orgânica. 

A lã utilizada em uma opção do colchão de cânhamo é obtida a partir de ovelhas criadas livres em fazendas. 

A Earthsake afirma usar materiais que atendam padrões naturais, que respeitam o meio-ambiente e, de fato, seus produtos são certificados nesse sentido.

Eles ainda usam fibra de bambu para fazer lençóis, e produzem camas e berços feitos a partir de madeira colhida de forma sustentável. 

(Imagem: reprodução The Sleep Factory)

Algumas outras empresas que possuem colchões ecológicos de cânhamo são: Cannabeds, The Futon Shop e ComfoRest.

O que você acha de mais essa aplicação do cânhamo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.