Além de todas as aulas e materiais relacionados à cannabis, agora, o Ganja Talks University conta com um conteúdo exclusivo do José Pepe Mujica!

Para quem não conhece, o Ganja Talks University conta com:

  • cursos, ministrados por especialistas de diversas áreas relacionadas à maconha;
  • uma Comunidade, onde são compartilhadas informações e experiências
  • materiais complementares
  • certificados para cada curso. 

Agora, a plataforma acaba de disponibilizar, para alunas e alunos, um novo material exclusivo, o ”Conversando com Pepe Mujica”

Através de onze vídeos, Mujica fala sobre temas diversos: desde a legalização da maconha, aborto e religião, até mundo digital e filosofia. 

O material foi gravado por João Paulo Costa, fundador do Ganja Talks University, e editado pela produtora carioca Openbox.

”Quando morei no Uruguai tinha como objetivo encontrar José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e responsável por legalizar a cannabis no país, sendo o primeiro do mundo a realizar esse feito”, comenta João Paulo. ”Depois da presidência, Pepe continua a atrair a atenção do mundo nas redes sociais – e de quem o decide visitar pessoalmente – pela maneira como ele pensa e se coloca sobre questões importantes ligadas ao nosso mundo. Por isso, eu sonhava com o dia de poder acender um baseado ao seu lado para falar sobre a legalização da cannabis, e foi isso que aconteceu”, afirma.

Como aconteceu esse encontro

Para conseguir esse feito, bastou a vontade de ir fazer uma visita ao Mujica: ”Pode parecer que rolou toda uma dinâmica para este encontro acontecer, que eu entrei em contato com algum assessor do Mujica, algum jornalista que pudesse fazer a ponte, mas a verdade é que foi muito simples. Decidi ir e fui. Nada como correr atrás dos sonhos”, explica João Paulo.

Mas a história não pára por aí, na verdade, ela começa nesse ponto.

João Paulo foi até a casa de José Pepe Mujica – um lugar no meio do nada, com estradinhas de terra, animais soltos, casas simples – ao chegar lá, se depararam com uma placa de ”Pare” e alguns seguranças. Disse que gostaria de falar com Pepe Mujica e a resposta foi que ele não estava recebendo visitas.

Um outro casal de brasileiros e um casal de peruanos também se aproximaram da casa do ex-presidente uruguaio para tentar vê-lo. Sem sucesso.

Depois de fumarem alguns baseados, todos juntos, apareceu o vizinho e amigo de Pepe, Alvaro. Em determinado momento, Alvaro pegou seu celular, ligou para um número e falou algo como “tem um pessoal buena onda do Brasil aqui e eles gostariam de falar com o Pepe”. Eis que, um tempo depois, o Pepe apareceu.

Sentou-se em um toco de madeira, com um cigarro na mão.

”No momento que isso aconteceu, eu já tinha fumado um total de quatro baseados, então, quando eu ouvi o guarda nos chamando, uma descarga de adrenalina veio no meu corpo inteiro e saí correndo com a câmera gravando. E quando finalmente vi aquele velhinho gente fina, que parecia meu avô, sentado e esperando a gente para um bate-papo, fiquei emocionado”, relembra João Paulo.

A primeira pergunta feita foi sobre a legalização, que Mujica respondeu da forma mais clara possível: para ele, não faz o menor sentido manter a maconha ilegal, simplesmente porque não funciona.

Um trecho dessa explicação pode ser visto nesse vídeo, no canal do YouTube do Ganja Talks.

(Imagem extraída do vídeo)

O bate-papo, que durou uma hora e meia, foi sobre vários temas: aborto, religião, América Latina, ditadura, política brasileira, liberdade, sobre mundo digital, robôs, nova economia e muito mais!

”Posso dizer que nunca aprendi tanto em tão curto período de tempo, saí tocado por aquele encontro e até hoje tento entender tudo que rolou. Porém, duas coisas que ele compartilhou de maneira muito clara e que gravei na memória: a primeira é que quando a gente compra algo, não está comprando com dinheiro e, sim, com o tempo que gastamos para ganhar o dinheiro que vai pagá-lo, e a única coisa que não se pode comprar em vida é tempo. A outra é que a evolução da humanidade não é uma linha contínua, é em altos e baixos, e medir nossas evoluções como uma crescente é um tremendo erro. Saí com a sensação de que minha visão sobre a vida mudou”, comenta João Paulo.

Um pouco sobre Pepe

José Pepe Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, responsável pela legalização e regulamentação da maconha no país, que entrou em vigor em 2013, fazendo do Uruguai o primeiro país do mundo a desafiar o proibicionismo.

Mujica marcou história por ter sido um líder de muitas mudanças fundamentais para a vanguarda do direito às liberdades individuais no Uruguai. Ficou preso por 13 anos durante a ditadura militar, cerca de 7 dos quais viveu em solitária.

Não só pela sua história e conquistas é admirado mundialmente, mas também pelo seu posicionamento progressista, pela maneira de pensar, de viver a vida e de se colocar sobre questões importantes, sempre à frente do tempo. 

O bate-papo com Pepe é uma verdadeira aula sobre diferentes temas. Para ter acesso a essa conversa incrível, é só se inscrever no Ganja Talks University!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.