Confira as sugestões de documentários sobre produção, distribuição, venda, consumo e proibicionismo de substâncias ilícitas (e também lícitas).

Todos os relatos trazidos nestas séries ou filmes documentais nada mais são do um reflexo da guerra às drogas, que, comprovadamente, trouxe mais efeitos negativos do que positivos para a sociedade de forma geral.

Após 50 anos, aproximadamente, do início dessa política, o consumo de drogas só cresceu, e a produção, venda e distribuição de substâncias ilegais se torna cada vez mais especializada.

Confira 8 documentários para refletir sobre esse tema:

1. NarcoWorld – Histórias do Tráfico (2019)

Lançado em 2019, essa série documental conta com 4 episódios, cada um focado na dinâmica do tráfico de diferentes substâncias.

O tráfico de metanfetamina, na fronteira dos Estados Unidos com México; o tráfico de haxixe, desde o Marrocos até países europeus; as guerras entre polícia e narcotráfico no Rio de Janeiro; e a venda ilegal de ecstasy na Europa.

2. Drogas – Oferta e Demanda (2020)

Esse documentário em forma de minissérie traz informações sobre diferentes drogas em 6 episódios: cocaína, sintéticos, heroína, metanfetamina, maconha e opióides.

3. Chefes do tráfico (2018)

Essa série documental traz a história de diferentes chefes do tráfico de distintas substâncias ilegais.

Desde ”El Chapo” até a ”Rainha do crack de Los Angeles”, espere por enredos emocionantes que marcaram história e conheça de perto os verdadeiros chefes do tráfico em diferentes partes do mundo.

4. Shiny_Flakes: Drogas Online (2021)

Esse documentário mostra o lado mais contemporâneo do tráfico de drogas ao contar a história de um jovem alemão (Max S.) que construiu um verdadeiro império dentro do seu quarto, vendendo subsâncias ilícitas online.

Essa história real inspirou a série ”Como Vender Drogas Online (Rápido), também disponível na Netflix.

5. Crack: Cocaína, Corrupção e Conspiração (2021)

Um filme documental que mostra a complexa história do crack, sobretudo nos Estados Unidos, onde teve seu início, na década de 1980.

A série mostra como essa droga barata e poderosa ganhou força em meio a uma recessão econômica, causando pânico moral, alimentado pelo racismo.

6. Cocaine Cowboys: The Kings of Miami (2021)

Essa minissérie no formato de documentário narra a história de Willy Falcon e Sal Magluta, dois amigos que chegam no topo do tráfico de drogas em Miami, nas décadas de 1970 e 1980.

7. Prescrição Fatal (2020)

Em 4 episódios, essa minissérie aborda um problema sério, através da história de uma família, a crise de opióides dos Estados Unidos.

Após a morte trágica de seu filho, um farmacêutico chega às últimas consequências para denunciar a corrupção que sustenta a indústria dos opióides nos EUA.

A série documental traz o caso de uma droga lícita, mas com consequências tão mortais como qualquer outra substância narcótica.

8. Dope (2019)

Filmada na perspectiva de traficantes, usuários e policiais, este documentário na forma de série (com 3 temporadas) traz uma abordagem realista e abrangente sobre a guerra às drogas.

Tem alguma indicação de documentários sobre o tema? Compartilhe nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.