Brittney Griner, atleta da seleção feminina de basquete dos Estados Unidos e medalhista de ouro das Olimpíadas, foi sentenciada na Rússia por portar óleo de cannabis.

Brittney foi detida em fevereiro ao desembarcar em Moscou portando menos de um grama de óleo de cannabis, conforme informações da CNN.

Porém, a atleta tem autorização médica para usar maconha de forma medicinal nos EUA, como tratamento de dor crônica grave, por conta das lesões esportivas.

Além disso, Brittney afirmou que não levou o óleo por querer, já que sabia que não era permitido no país russo. Ela disse que foi “um erro honesto” que aconteceu ao fazer as malas com pressa.

Mesmo assim, Griner foi considerada culpada de contrabando de drogas, um crime que o juiz disse que ela cometeu deliberadamente.

O caso ganhou outra dimensão uma semana depois de ela ter sido detida, quando Putin decidiu invadir a Ucrânia.

Nas semanas seguintes, o presidente dos EUA, Joe Biden, chamou Putin de criminoso de guerra, a Rússia afirmou que os Estados Unidos promoveram banditismo e as relações entre os dois países chegaram à beira do colapso.

Com isso, o caso de Griner virou negociação. Para libertar a estrela do basquete, os EUA se dispuseram a entregar o traficante russo Viktor Bout que, inclusive, inspirou o filme “O Senhor das Armas”, com Nicolas Cage, e está cumprindo uma sentença de 25 anos de prisão nos Estados Unidos. Porém, o acordo não foi aceito.

Na audiência final do processo, Brittney pediu que o tribunal não a visse como um peão no tabuleiro político, mas não teve jeito… A guerra entre os países não saiu de pauta.

Assim, a estrela da WNBA foi condenada por um tribunal russo a nove anos de prisão com uma multa de 1 milhão de rublos (cerca de US$ 16.400).

Na quinta-feira (04/08), Biden disse que a acusação de contrabando de drogas é inaceitável e pediu que Moscou a liberte imediatamente.

Agora, o governo norte-americano está tentando negociar um acordo para liberar a atleta, segundo a BBC.

Fonte: CNN e The News | Imagem de capa: reprodução BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.