A literatura nacional sobre a maconha vem crescendo. Confira 6 indicações de livros com essa temática, escritos por [email protected]

1. História da Maconha no Brasil (Jean Marcel Carvalho França)
Esse livro traça os caminhos percorridos pela planta Cannabis Sativa no país, desde que, por volta de 1770, o vice-rei ordenou que se cultivasse o cânhamo para a produção de cordas e velas navais.
O autor aborda como prosperou o cultivo da planta e como a criminalização tomou forma no Brasil. Jean Marcel Carvalho França ainda mostra como a sociedade vem transformando as percepções em relação à planta, cujas potencialidades são cada vez mais aceitas.
2. Fumo de Angola: Canabis, Racismo, Resistência Cultural e Espiritualidade – Coleção Drogas Clínica e Cultura (vários autores. Organizado por Edward Rae e Wagner Coutinho)
Esse livro é uma coletânea de obras sobre a cannabis.
Traz 23 artigos que tratam de temas que destacam as inter-relações entre maconha e racismo; religiosidade e xamanismo; maconha como “problema de segurança pública”; etnobotânica; toxicomania; “desbunde e caretice”; cultos afro-brasileiros; autocultivo doméstico; e etnografias sobre áreas culturais diversas: Jamaica, México e Himalaia. A coletânea também aponta a maneira como a proibição da maconha e outras drogas funciona como estratégia de controle político e social sobre segmentos considerados “perigosos” em diferentes momentos da história.
3. O Fim da Guerra (Dennis Russo Burgierman)
A obra traz um panorama da maconha pelo mundo.
Denis Russo Burgierman saiu mundo afora para conhecer as políticas de combate à canábis. Conversou com médicos, pesquisadores, usuários, plantadores, voluntários, autoridades, doentes crônicos ou terminais. O resultado está neste rico painel da situação na Holanda, Califórnia, Espanha, em Portugal e no Marrocos. O autor mostra como os sistemas de combate podem sair da alçada policial e jurídica sem estimular a adesão de novos usuários.
4. Cannabis Medicinal: Introdução ao Cultivo Indoor (Sergio Vidal)
Esse é o primeiro livro em português a respeito do tema e é fruto de uma extensa pesquisa de revisão bibliográfica.
Osmose, transpiração, respiração, pH, dióxido de carbono, condutividade elétrica, foto síntese, clonagem, floração e lumens, são apenas alguns exemplos dos temas discutidos na obra. A atual Lei sobre drogas (11.343/2006), prevê que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pode emitir uma autorização especial para que estabelecimentos possam cultivar e preparar a Cannabis, desde que exclusivamente para fins medicinais e/ou de pesquisa científica. O livro trata sobre esses e diversos outros assuntos do interesse de pessoas que trabalhem em estabelecimentos autorizados legalmente a cultivar cannabis, ou de pesquisadores ou leigos no assunto, que pretendam ampliar seus conhecimentos sobre a planta.
Inclui um capítulo no qual são discutidos todos os procedimentos necessários um estabelecimento fazer o requerimento da autorização especial para o plantio e utilização da cannabis e derivados.
5. Verão da Lata: Um Verão que Ninguém Esqueceu (Wilson Aquino)
O livro narra o episódio mais surreal já acontecido na costa brasileira… O que ficou conhecido como ”Verão da Lata”
Wilson Aquino reconta esse inusitado episódio da história brasileira, mostrando como ele afetou a cultura popular da década de 1980, um período de abertura política e de transformações na sociedade brasileira.
O livro está esgotado, mas é possível encontrar em sebos virtuais.
6. Moluscontos: Uma Aventura Cannábica (Molusco)
As aventuras canábicas do Molusco já são conhecidas por seus mais de 70 mil seguidores do canal Mundo Molusco, no YouTube. São 10 anos e mais de 60 contos protagonizados por ele e seus amigos.
O livro ”Moluscontos: Uma Aventura Cannábica” é composto por 20 contos clássicos do Mundo Molusco, publicados pela primeira vez no formato de texto e ilustrados por Leandro Assis. E ainda conta com prefácio de Gregório Duvivier.
Além de ser uma edição de capa dura maravilhosa, o livro traz na lombada uma lixa de fósforo para você tacar fire na sardola!
A obra está disponível na loja do Ganja Talks!
Tem alguma indicação de leitura brasileira sobre cannabis? Compartilhe nos comentários!