A hora do dia em que você consome maconha pode proporcionar diferentes experiências.

Existem os adeptos do wake&bake, do beck das 16:20 e do ”chá” antes de dormir… Na verdade, qualquer hora pode ser hora, mas existem algumas diferenças ao fumar cannabis de manhã, à tarde ou à noite.
De acordo com especialistas, existem pelo menos 15 fatores que podem afetar sua experiência com a cannabis. A hora do dia em que você ingere cannabis é um desses fatores.
Por que a experiência é diferente?
A cronoterapia é a ideia de que a administração de medicamentos em diferentes momentos do ritmo circadiano pode maximizar os efeitos terapêuticos e minimizar os possíveis efeitos colaterais.
O ritmo circadiano é um relógio biológico de 24 horas que permite que nosso organismo perceba sinais ambientais diários e respondam a eles. Tudo, desde o metabolismo até a genética, é afetado pelo ritmo circadiano.
Há evidências de que a cannabis pode produzir efeitos diferentes em momentos diferentes no ritmo circadiano de uma pessoa.
Um estudo indicou que as quantidades de todos os três componentes do SEC – endocanabinóides, receptores e enzimas – flutuam ao longo do dia. Os níveis de anandamida (um dos dois principais endocanabinóides responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar) são três vezes maiores após acordar em comparação com imediatamente antes de dormir.
Um estudo semelhante sobre o 2-AG, o segundo endocanabinóide principal do SEC, relatou concentrações mais baixas durante o sono, seguidas por um rápido aumento pela manhã e um pico no início e no meio da tarde.
Um estudo de 2020, publicado na Translational Neuroscience, aponta que: “As evidências apóiam a influência dos ritmos circadianos nos níveis de endocanabinóides, que por sua vez regulam a eficácia clínica dos canabinóides. Embora as vias de administração tenham sido discutidas anteriormente, a otimização da hora do dia da administração de cannabis deve ser considerada igualmente, se não mais, nos estudos.”
O problema é que cada pessoa tem um ritmo cicardiano, então é muito difícil estabelecer informações padrões sobre a experiência da cannabis em diferentes horas do dia, já que isso vai variar de consumidor para consumidor.
Mas, já existem algumas características clássicas sobre consumo da maconha que nos ajudam a compreender os possíveis efeitos em diferentes horas do dia:
Wake&Bake
Ao consumir cannabis logo ao acordar, os efeitos tendem a ser mais intensos.
Principalmente porque você estava em repouso e seu corpo não precisou processar nenhum nutriente por muitas horas.
Além disso, como mencionado, os níveis de anandamida (o endocanabinóide responsável pelas sensações de bem-estar, alegria e prazer) são três vezes maiores ao acordar.
Algumas vantagens de consumir cannabis logo ao acordar são: melhora no humor e energia para começar o dia, dependendo da strain que você consome.
16:20
Consumir cannabis às 16:20 se tornou um ritual para muitas pessoas, principalmente pelo fator cultural do número, que ficou identificado com a cultura canábica.
Mas, consumir a erva à tarde é uma boa opção para dar uma relaxada no meio da rotina e finalizar o dia.
E, mais uma vez, o ritmo circadiano influencia no consumo de cannabis nesses horários.
Os receptores CB1 no cérebro são responsáveis pelos efeitos psicoativos da cannabis, e pesquisas recentes revelaram que há “uma expressão mais pronunciada dos receptores CB1 no final da tarde e à noite”.
”Chá” de boa noite
Uma das propriedades mais famosas da cannabis é o relaxamento.
Pesquisas comprovam o potencial da maconha para ajudar a dormir e reduzir a insônia.
Há evidências de que os efeitos da cannabis são bifásicos e dependentes da dose, isto é, uma dose baixa estimula o sistema nervoso simpático (luta ou fuga), mas uma dose alta estimula o sistema nervoso parassimpático (repouso e digestão).
Se você estiver usando cannabis para melhorar seu sono à noite, pode querer consumir uma dose maior do que no wake&bake (onde os efeitos já são mais fortes) ou no meio da tarde (quando você ainda pode ter alguns compromissos antes de finalizar o dia).
Mas, cada pessoa busca uma experiência diferente com a maconha e, dependendo das sensações que você busca na erva, a hora do dia em que você vai consumir pode ser um fator a ser considerado.
Fonte: Jointly