O sistema endocanabinóide (SEC) desempenha um papel significativo na manutenção da saúde e do bem-estar.

O sistema endocanabinóide foi descoberto apenas na década de 1990.
Desde então, cientistas de todo o mundo fizeram descobertas progressivas sobre esse sistema dinâmico e sobre sua importância na saúde.
Raphael Mechoulam, conhecido como o pai da ciência sobre a cannabis chegou a afirmar que “dois cientistas eminentes disseram que o sistema endocanabinoide está envolvido em praticamente todas as doenças humanas. Esta é uma afirmação muito forte, mas parece estar correta.”
Aqui estão cinco curiosidades que você deve saber sobre o sistema endocanabinóide.
1. O SEC é composto de três componentes principais
Pelo que a ciência revelou até agora, o SEC é composto por três componentes primários que estão espalhados por todo o sistema nervoso central e periférico; além de outros lugares pelo corpo humano:
- endocanabinóides: os mais conhecidos são anandamida e 2AG) são sintetizados por enzimas no sistema e interagem com os receptores endocanabinóides para produzir certos efeitos no corpo.
- Receptores endocanabinóides: CB1 e CB2. Os receptores CB1 são mais abundantes no sistema nervoso central, enquanto os receptores CB2 são mais abundantes nas células imunes.
- Enzimas: responsáveis por degradar os endocanabinóides.
2. O SEC está presente em vertebrados e invertebrados
Anteriormente, acreditava-se que o SEC estava presente apenas em animais que possuem uma espinha dorsal, também conhecidos como mamíferos. Agora, pesquisas mostram que invertebrados, como sanguessugas e moluscos, também apresentam sistema endocanabinóide. No entanto, é mais difundido em mamíferos.
3. O SEC mantém a homeostase no corpo
O sistema endocanabinóide é um sistema “regulador” que está envolvido em várias funções importantes no corpo.
O papel principal desse sistema é manter um estado de homeostase ou equilíbrio fisiológico no corpo.
Quando o SEC detecta um desequilíbrio, ele aciona as vias de sinalização para restaurar o equilíbrio.
Por exemplo, quando a temperatura do corpo está muito alta, o SEC acionará mecanismos para garantir que a temperatura seja restaurada aos parâmetros normais.
O SEC está envolvido na regulação das seguintes funções:
- Dor
- Sono
- Fome
- Metabolismo
- Função hormonal
- Reprodução
- Memória
- Náusea e vomito
- Imunidade
- Humores
4. A deficiência clínica de endocanabinóides pode desencadear doenças crônicas
O corpo pode, em alguns casos, ter uma deficiência de endocanabinóides (anandamida e 2AG).
Este estado que é descrito como síndrome clínica de deficiência endocanabinóide (CECD) tem sido associado a algumas condições crônicas.
Um estudo que investigou o conceito de CECD descobriu que esse poderia ser o gatilho subjacente para condições crônicas e resistentes ao tratamento, incluindo enxaquecas, síndrome do intestino irritável e fibromialgia. Os pesquisadores sugeriram ainda que isso poderia explicar como a cannabis oferece benefícios para essas condições.
5. Os fitocanabinóides da cannabis interagem com o sistema endocanabinóide
A planta de cannabis possui centenas de moléculas bioativas compostas, sendo os fitocanabinóides uma categoria dessas moléculas.
O delta-9-tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) são os dois fitocanabinóides mais estudados da planta.
Os cientistas descobriram que os fitocanabinóides são capazes de imitar as ações dos endocanabinóides produzidos naturalmente no corpo. Portanto, eles são capazes de contribuir para o funcionamento do sistema endocanabinóide na manutenção da homeostase.
O THC se liga principalmente aos receptores CB1 no cérebro. Além de fornecer benefícios terapêuticos, o THC também causa efeitos psicoativos alterando o estado da mente para induzir euforia.
O CBD interage indiretamente com os receptores CB1 e CB2. Por não se ligar aos receptores CB1, não causa efeitos psicoativos.
Por esses 5 fatos do sistema endocanabinóide, a planta cannabis tem revolucionado a medicina, sendo uma alternativa eficaz e segura para tratar uma série de doenças, como dores, esclerose múltipla, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, transtornos do humor…
Quer iniciar um tratamento legalizado com cannabis? Acesse ganjacare.com.br, agende sua consulta e nossa equipe te auxiliará em todas as etapas para ter acesso legal à cannabis para fins medicinais.
Fonte: The Fresh Toast